Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 E.E. DR. MÁRIO TAVARES
nation2.com  



Rating: 2.9/5 (43 votos)







Total de visitas: 9358

Como Se Faz Um Trabalho Escolar

Um Trabalho Escolar consta, geralmente, do seguinte:

1. Capa

2. Folha de Guarda

3. Folha de Rosto

4. Sumário

5. Introdução

6. Texto ou Desenvolvimento do Conteúdo

7. Conclusão

8. Bibliografia.


1. A CAPA A Capa é a proteção externa do Trabalho Escolar. Há professores que valorizam o visual da Capa e, por isso, muitos alunos capricham na sua confecção. Outros a consideram apenas como uma proteção para o trabalho escolar. O melhor mesmo é considerar a Capa apenas como um dos componentes do Trabalho Escolar, e não o mais importante. Para que a Capa do seu Trabalho Escolar fique com boa aparência tome os cuidados:

a) prenda-a às outras folhas com grampos, sempre pelo lado esquerdo e nunca na parte superior;

b) não use grampos em demasia: 3 ou 4 no máximo;

c) use sempre papel limpo, nos tamanho A-4 ou papel almaço pautado (se for escrito à mão)

d) de forma alguma use clips: fica feio e às vezes se desprendem;

e) use folha de cartolina se o trabalho for volumoso, mais de 30 páginas, por exemplo;

f) escreva os dizeres sem rasuras;

g) se for possível, ilustre a Capa com desenho que tenha alguma ligação direta com o conteúdo do Trabalho;

h) se puder, compre capas de plástico (com canaleta) pois este tipo de encadernação é uma forma prática de proteger a capa.

ELEMENTOS DA CAPA: A Capa contém geralmente os seguintes elementos:

Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3,5cm a partir da borda superior do papel;

Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;

Nome de Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Equipe) - o qual deve ser escrito abaixo do título; Nome da cidade e o Ano - centralizado.


2. FOLHA DE GUARDA É uma folha em branco que se coloca no começo do trabalho, logo depois da Capa. É usada como proteção. Se quiser, seu professor pode até dispensá-la.


3. FOLHA DE ROSTO É a folha que vem logo depois da Folha de Guarda, ou da Capa, quando não se não se usa a Folha de Guarda. Ela contém os elementos essenciais para identificação do Trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e número) e da Nota de Apresentação, a qual pode ser redigida mais ou menos assim: Trabalho individual (ou em equipe, quando for o caso) apresentado à disciplina tal, do Professor Fulano de Tal, para obtenção de nota relativa ao bimestre tal. Eis um exemplo: Trabalho de Biologia apresentado para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre/08.


4. SUMÁRIO é a relação dos itens ou divisões que compõem. O Sumário é, na verdade, o esquema do trabalho.


5. INTRODUÇÃO Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo Introdução pode ser substituído por Apresentação, sem que isto afete o roteiro do trabalho. 1,2,3,4,5,6... Vamos numerar as folhas? Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas são numeradas. O número da folha pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto, ou então na parte de baixo, à direita ou no centro.


6. TEXTO O Texto é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o Conceito ou Definição do assunto. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de Introdução ao assunto. Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Para um bom desenvolvimento do tema recomendamos o seguinte:

a) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento; se o trabalho for de equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno que não colabora e só aparece para assinar o Trabalho;

b) selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais se possa tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;

c) leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;

d) subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas (ou qualquer outro tipo de destaque) com uma margem de 5cm a partir da borda superior,

e) faça uma redação provisória ou minuta do texto antes de escrevê-lo em definitivo;

f) por fim, datilografe ou então digite em computador, como é mais comum hoje, pois o computador oferece a vantagem de uma maior variedade de tipos de letras e a possibilidade de inserção de tabelas e gráficos, dando um visual bem mais bonito.

g) se você for fazer o trabalho escrito em folha de papel almaço, escolha o aluno(a) da equipe com letra mais legível e bonita para valorizar o visual e a apresentação.


7. CONCLUSÃO É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas. Há alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com conclusão. Se você quiser agradecer ao seu professor (mas isto não é necessário), faça-o no início do Trabalho, antes do Sumário. A Conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e elaboração do texto.


8. BIBLIOGRAFIA Também se diz Fontes de Consulta. NesSa parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, jornais, etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaboração do Trabalho Escolar. Existem normas oficiais sobre este assunto. Aqui vamos apresentar um resumo do que consideramos de maior importância para trabalho de nível secundário.

a) Livro- Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma: - sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas (mas também pode ser em minúsculas) - vírgula - primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula - dois espaços em branco - nome da obra com inicial maiúscula e em itálico (um tipo de letra inclinada) ou sublinhado - ponto - número da edição (se for a primeira edição, não precisa citar) - local da editora - dois pontos - nome da editora - vírgula - ano de publicação - ponto - número de páginas da obra

b) Internet: colocar o endereço eletrônico (www....) dos sites que você visitou e a data de acesso.

c) Se for uma enciclopédia fica assim: Enciclopédia Delta. Volume 13. São Paulo, Editora Delta, 1995, página 543.

d) Revista ou jornal - Quando a publicação consultada for revista ou jornal é assim que você deve escrever na Bibliografia: REVISTA VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996. Editora Abril, São Paulo. Páginas 23 a 25. DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 2005. Editora Verdes Mares, Fortaleza. Página 3. O importante é conter os dados essenciais da obra: nome, número, data, nome da editora, lugar e números das páginas consultadas. Este modelo não corresponde evidentemente às normas da ABNT, entretanto, é admissível em trabalhos de nível fundamental. Adaptado do livro de Daniel Walker, Edição Especial Gratuita para download via Internet (cortesia do Autor).

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net